DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA , PNEUMONIA.
CRÔNICA
E PNEUMONIA
conceito
DPOC: doença pulmonar obstrutiva crônica
É uma doença crônica nos pulmões que diminui a capacidade da respiração. Existem 3 formas principais de DPOC: Bronquite crônica, enfisema pulmonar e asma brônquica.
Quando usamos o termo DPOC , estamos nos referindo de forma generalizada as doenças pulmonares obstrutivas citadas anteriormente.(mas propriamente dito nos referimos a bronquite e enfisema)
BRONQUITE CRÔNICA
É uma doença que se caracteriza pela inflamação dos brônquios. Nela ocorre hipertrofia glandular,que desencadeia uma inflamação e maior produção de muco,causando o estreitamentos dos brônquios,resultando na diminuição do fluxo de ar .
Está presente quando uma pessoa tem tosse produtiva (com catarro) na maioria dos dias, por pelo menos três meses ao ano, em dois anos consecutivos.
ENFISEMA PULMONAR
É uma doença crônica, na qual os tecidos dos pulmões são gradualmente destruídos, tornando-se hiperinsufládos (muito distendidos).
Se inicia com a obstrução dos alvéolos(saco de ar)que compõem os pulmões.Nas áreas destruídas não ocorre as trocas gasosas de maneira natural,com isso diminui a quantidade de oxigênio circulante no sangue, e surge a falta de ar. Alem disso os pulmões perde a elasticidade tornando-se mais difícil a saída de ar após a inspiração.
Bronquite
ENFISEMA
Asma
A asma é uma doença que causa inchaço e estreitamento das vias aéreas dos pulmões, causando dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse.
A asma é causada por inflamação nas vias respiratórias.
Quando ocorre um ataque de asma, os músculos ao redor das vias respiratórias ficam apertados e a parte interna das passagens de ar incha. Isso reduz a quantidade de ar que pode passar. Em pessoas sensíveis, os sintomas da asma podem ser desencadeados pela inalação de substâncias que causam alergia(interação com fatores