Patologias do Sistema Respiratório: Intervenções Nutricionais
4º PERÍODO DE ENFERMAGEM
Patologias do Sistema Respiratório: Intervenções Nutricionais
Rio Branco – AC
2013
Sumário
1 INTRODUÇÃO
As doenças pneumocócicas, que têm a incidência aumentada no outono e no inverno, são responsáveis por 1,6 milhão de óbitos a cada ano em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atingindo com maior frequência crianças menores de 05 anos e idosos. No período de umidade relativa do ar aumentada e temperaturas as doenças respiratórias aumentam sua ocorrência. (GUIMARÃES, E., 2013.)
O sistema respiratório é constituído por um par de pulmões e por vários órgãos que conduzem e auxiliam a troca gasosa, e a entrada e saída de ar das cavidades pulmonares.
As patologias são causadas por patógenos nocivos ao trato e aos órgãos do sistema, trazendo como consequência as alterações fisiológicas dos organismos.
Abordaremos algumas patologias, seus sinais e sintomas, e a conduta nutricional indicado para cada doença conforme diagnóstico médico, devendo variar a cada consulta, acompanhamento, e se adaptando as alterações do estado de saúde do cliente.
A Conduta nutricional individualizada é muito importante no tratamento de pacientes com doença pulmonar, mostrando-se fundamental na evolução do quadro e na melhoria da qualidade de vida, dependo da indicação nutricional sendo possível observar se os nutrientes que o paciente esta recebendo será favorável ou não para evolução clínica, visando à recuperação através destas condutas.
2 PNEUMONIA
A Pneumonia é uma infecção pulmonar causada por bactérias (S. pneumoniae), vírus, fungos que penetram pelas vias aéreas superiores e se alojam nos tecidos do pulmão, ou substâncias inorgânicas e reações alérgicas. (Deheinzelin, D.) Mais comum em crianças, idosos ou imunodeprimidos, a pessoa com pneumonia pode apresentar tosse que pode