Revitalização da Orla do Saco da mangueira
Afonso Borella Júnior1 Marco Antônio Xavier2
Resumo
Este artigo tem por objetivo expor um panorama da situação em que se encontra o Saco da Mangueira, localizado na cidade de Rio Grande, através de uma pesquisa bibliográfica. O trabalho tem início com a apresentação das características do Saco da Mangueira e sua importância socioambiental para toda a região. Após este breve relato, é apresentado o descaso com o local, através da degradação que a enseada vem sofrendo e as formas de agressão que ela sofre. São apresentadas algumas opiniões confirmando o estado crítico em que se encontra o Saco da Mangueira, bem como uma apresentação geral do Estudo de Concepção da Orla do Saco da Mangueira, que vem sendo realizado numa tentativa de recuperar o que está sendo degradado há alguns anos.
Palavras chave: Saco da Mangueira, revitalização, degradação ambiental.
1. INTRODUÇÃO
1.1 JUSTIFICATIVA
O presente trabalho possui relevância pela contribuição ao meio ambiente local em torno da Orla do Saco da Mangueira, pois os estudos que recentemente vem sendo realizados visam a melhora das condições locais, tanto no que diz respeito ao meio ambiente natural quanto para a população instalada nas redondezas da localidade. Justifica-se então, fazer uma breve análise da atual situação do Saco da Mangueira e destacar a importância dos estudos de concepção para o meio ambiente e para a população local.
]
1.2 PROBLEMA
Estudos comprovam que o local objeto de trabalho do presente artigo apresenta grande degradação ambiental, que influencia de forma negativa a população que habita o entorno da enseada, a qual sofre em decorrência da poluição do ar, da água e do solo nas proximidades de suas propriedades. Se os estudos que estão sendo desenvolvidos para a revitalização da Orla do Saco da Mangueira forem