Diagnostico E Interven Es De Enfermagem Para Portadores De Cirrose Hep Tica

496 palavras 2 páginas
Diagnostico e Intervenções de enfermagem para portadores de cirrose hepática. A cirrose hepática, doença crônico-degenerativa destaca-se dentre as principais doenças do trato gastrointestinal.
Os portadores dessa patologia necessitam deu uma assistência multiprofissional com o objetivo de aumentar a função hepática e controlar as suas complicações.
A incidência da cirrose hepática em homens é duas vezes maior em relação as mulheres, embora estas apresentam maior risco de desenvolver a doença induzida pelo consumo excessivo de álcool.
A cirrose está associada também a múltiplas causas incluindo fatores metabólicos, infecções virais, uso de medicamentos, distúrbios vasculares, distúrbios autoimune, distúrbios biliares, e alcoolismo.
A insuficiência hepática é caracterizada pela: Icterícia, encefalopatia hepática, ascite e redução da albumina. É comum no diagnostico clínico a solicitação da dosagem de albumina, enzimas hepáticas, bilirrubina, ultrassom, tomografia, e biópsia.
Para alcançar os objetivos da assistência é necessário que o profissional organize ações por meio da utilização da sistematização da assistência de enfermagem (SAE), contribuindo assim para a documentação da assistência e a comunicação entre os membros da equipe de enfermagem, garantindo uma continuidade na assistência.
Os portadores de cirrose hepática necessitam de cuidados físicos, psicológicos e sociais que possam melhorar o seu estado. Apesar de não existir cura, é importante que os cuidados prestados proporcionem uma melhora qualidade de vida.
Para descrever e caracterizar a pratica profissional de enfermagem, e com o objetivo de elaborar diagnósticos e intervenções de enfermagem, utilizamos a CIPE, que é um sistema de classificação dos fenômenos das ações e dos resultados de enfermagem.
Frente às complicações que os portadores de cirrose hepática podem apresentar, foi elaborado um plano de cuidado utilizando a nomenclatura (CIPE) com diagnóstico e intervenções de enfermagem.

Diagnóstico

Relacionados

  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas