Trabalho de Sonia Amorim
PSICOLOGIA
AVALIAÇÃO PARCIAL – 1º BIMESTRE
Faculdade
FAS - Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde
Curso:
Psicologia
Disciplina:
Entrevista e Observação do Comportamento
Semestre:
1º
Docente:
Sônia Maria Costa de Amorim
Data:
11/11/2014
Discentes:
Larissa Santana Figueiredo, Jacqueline Marques, Élide Barbara, Maria Regina Nascimento, Hellen Melo, Silmara Dias Santos, Gisele Pinheiro, Fabiana Rodrigues de Souza, Lafaiete Santos, Luciana Anunciação Batista, Marcio Amorim, Joseni Coutinho, Luza S. Borges Nogueira
Nota:
A Entrevista Humanista-Fenomenológico-Existencial
A Psicoterapia Centrada na Pessoa é uma abordagem voltado para a Psicologia Humanistita, com o objetivo de devolver o poder do homem sobre sim mesmo atravéz da relação terapeuta-cliente. Para que o psicoloterapeuta consiga alcaçar esse objetivo, necessita de empatia (capacidade de se colocar no lugar do outro), aceitação positiva incondicional (acolher o ser na sua experiência sem juga-lo), congruência (capacidade de manter-se de forma autentica e honesta na relação).
A forma de intervenção da Psicoterapia Centrada na Pessoa é denominada de Resposta-Reflexão, que podem ser de quatro maneiras:
Reiteração: Forma resumida, rapida e objetiva de comunicação voltada para o objetivo do crescimento da conciência por parte do cliente.
Reflexo de Sentimento: Visa captar sentimentos complexos atravéz de discursos superciais.
Eluciadação: Além de captar o complexo, também o torna claro atravéz da dedução do terapeuta sem impor seu ponto de vista.
Impressão Integrativa: O terapeuta por meio da intuição integra informaçõees e fragmentos da vivência do cliente, desenvolvendo-as de maneira que faça com que ele organize sua experiência, em um outro nível de conciência.
Na Gestalt-Terapia o terapeuta incentiva o paciente a usar dos seus sentidos para se tornar um ser conhecedor do que esta fazendo e do que pode se transformar, atravéz do uso da awareness (termo usado para melhor precisão de sentido).