PRINCIPAIS PATOLOGIAS DO PULM O
Os pulmões são sede de inumeras patologias, das quais destacamos as mais frequentes: pneumonais, neoplasias, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças ocupacionais.
PNEUMONIAS
Pneumonias são infecções que se instalam nos pulmões e que podem acometer a região dos alvéolos pulmonares onde desembocam as ramificações terminais dos brônquios e, às vezes, os septos alveolares (espaços entre um alvéolo e outro). Basicamente, pneumonias são provocadas pela penetração de agentes infecciosos ou irritantes (bactérias, vírus, fungos e alergenos) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. E que deve estar sempre livre de substâncias que possam impedir o contacto do ar com o sangue.
NEOPLASIAS
Neoplasias ou câncer de pulmão é a expansão e transformação malígna do tecido pulmonar. É o tipo mais letal de câncer no mundo todo, responsável por 1,2 milhões de mortes anualmente. É causado predominantemente pelo hábito de fumar. Entretanto, algumas pessoas que nunca fumaram sofrem de câncer de pulmão. Devido a intensa vascularização é comum o aparecimento de tumores vindo de outros órgãos (metastases pulmonares).
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA
Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o fluxo de ar pelas vias aéreas é impedido. Existem quatro mecanismos principais, produtores de estreitamento das vias aéreas, em especial dos bronquíolos de tamanho pequeno a médio, que quando combinados produzem três variedades principais da DPOC (asma, bronquite crônica e enfisema). Os mecanismos: 1 - Espasmo dos músculos, dispostos de forma espiralada e presentes na parede dos bronquíolos; 2 – Edema (Inchaço) inflamatório da mucosa das vias aéreas; 3 - Secreção excessiva, principalmente de muco e; 4 - Perda do tecido elástico, que normalmente mantém abertas as vias aéreas de menor calibre.
Asma
A característica mais importante é o espasmo intermitente da musculatura lisa que circunda os brônquios e bronquíolos. O processo pode ser desencadeado por