A educação fisica no brasil
O ARREMESSO DO PESO
A maior característica do lançamento do peso, é a de ser reservada para pessoas fortes, em todas as épocas. Tanto isto é verdade, que os povos antigos praticavam o arremesso usando pesadas pedras, que com o passar dos anos foram substituídas pelo atual peso.
Após esta época, nos seus tempos livres, os soldados lançavam balas de canhão, numa evolução posterior do lançamento que era realizado pelos celtas e escoceses.
Jim Fuchs (USA), após 1940, utilizando uma técnica diferente da até então conhecida ortodoxa (cuja posição inicial, deslocamento e posição final eram realizadas na posição lateral), conseguiu superar o recorde mundial, com 17.95 m. Este novo estilo, iniciava o arremesso em posição lateral, terminando o deslocamento com as costas voltadas para a direita do lançamento.
Observando a técnica de Fuchs, um homem que marcou época na história desta prova, outro americano, Parry O'Brien, partiu para o seu estilo próprio. Este atleta, vencedor dos
Jogos Olímpicos de 1956 e 1960, se convenceu que seria o primeiro homem a arremessar um peso de 7.257 kg acima de 20 metros.
Tamanha era a sua obsessão, que transportava um peso dentro do seu carro e onde quer que parasse, treinava horas a fio.
O’Brien concluiu que poderia iniciar o deslocamento com o corpo de costas para a direção do lançamento, o que daria ao peso, um maior caminho dentro do círculo, lhe permitindo maior impulso e velocidade. Até hoje, esta técnica é a preferida pela maioria dos arremessadores, embora uma outra, a do arremesso com giro, surgida com o atleta russo
Alexander Baryschikov, em 1972, conseguindo um número considerável de adeptos, com bons resultados.
A TÉCNICA DO ARREMESSO DE PESO
Para nosso estudo, vamos analisar a técnica desenvolvida por Parry O'Brien. Nela, na posição inicial, o atleta está de pé, virado para trás, em relação ao sentido do lançamento.
Esta posição facilita a aceleração continuada do engenho ao longo de uma linha