Educação física no brasil
INTRODUÇĂO
De modo geral a Educação Física surgiu a partir da necessidade da sobrevivência humana, mudando seus aspectos na medida em que foram se atribuindo conceitos até hoje aceitos, ligando corpo e alma através de suas práticas. No século XVIII ela se inicia no Brasil através dos índios e escravos adotando formas e objetivos diversos. Daí em diante a educação física passou por inúmeras fases, buscando sempre o aprimoramento humano e social.
DESENVOLVIMENTO
A Educação Física surgiu no século XVIII, sendo reconhecida oficialmente como elemento importante na formação do ser humano. No Brasil ela foi historicamente dividida em quatro períodos: Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República e Brasil Contemporâneo.
Brasil Colônia: compreendido pelo período de 1500 a 1822, eram praticadas apenas por índios, devido a sua vida natural e livre. No qual é relacionada a aspectos da cultura primitiva, o surgimento da capoeira, atividade ríspida, criativa e rítmica praticadas pelos escravos, sendo essas atividades os primeiros elementos da Educação Física no Brasil.
Brasil Império: se deu ao período de 1822 a 1889, o início do desenvolvimento cultural da Educação Física, onde a educação englobava a saúde do corpo e a cultura do espírito (RAMOS, 1828). Em 1851, Couto Ferraz iniciou a Educação Física escolar no Brasil, mais somente em 1882 com o projeto “Reforma de Ensino Primário” Rui Barbosa, destaca a Educação Física como elemento indispensável à formação intelectual, moral e espiritual da juventude.
Brasil República: compreendendo os anos de 1890 até 1946, sendo subdividida em duas fases. A primeira pelo período de 1890 até a Revolução de 1930 (empossou o presidente Getúlio Vargas). Sendo em 1920, outros estados da Federação incluíram a Ginástica na Escola. O principal objetivo para a formação militar ocorreu na criação de diversas escolas de Educação Física. Na segunda fase, o período após a Revolução de 1930 até 1946, a