Educação fisica no brasil
Na segunda metade do século XIX, os alemães trouxeram a ginástica alemã ao Brasil fundando as primeiras sociedades de ginástica como a União de Ginástica Alemã, em São Paulo em 1888 e a Sociedade Turnerbund em Porto Alegre no ano de 1892.
No início do Século XX, a Missão Militar Francesa, influenciou a Educação Física em nosso País e contribuiu para a criação da primeira escola de Educação Física no Brasil, a da Força Pública de São Paulo, em 1909.
Já no final do século XX, nas duas últimas décadas, ocorreram manifestações muito importantes que esboçavam a preocupação nacional com a implementação das atividades físicas, onde podemos destacar:
• Carta de Belo Horizonte (1984) - assinada por um grupo de intelectuais da Educação Física nacional, reagindo ao autoritarismo vigente – e, depois;
• Carta Brasileira de Esporte Educacional (1989) - quando parte da chamada academia brasileira de Educação Física, nos Jogos Escolares Brasileiros, emitiu esse documento estabelecendo os nortes devidos para um esporte comprometido com a Educação.
• Carta Brasileira de Educação Física (2000) – elaborada a partir do arcabouço de idéias, resultantes do esforço participativo da categoria profissional em Educação Física, dos Conselheiros do Sistema CONFEF/CREF’s, da comunidade científica e acadêmica, pelo Coordenador desse trabalho - Dr. Manoel Gomes Tubino - e teve sua forma final apresentada e aprovada no Fórum Nacional dos Cursos de Formação Profissional em Educação Física do Brasil, em agosto de 2000 na cidade de Belo Horizonte.
É inegável, portanto, reconhecer a dimensão e a força que a Educação