Diversos
Centro de Ciência e Tecnologia
Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental
Componente Curricular: Introdução à Economia
Professora:
Alunos:
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA
Campina Grande 2012
VASCONCELOS, Marcos Antonio S. e Garcia Manel E. (Fundamentos de Economia) Guarullhos SP: Saraiva.
“As várias formas ou estruturas de mercado dependem fundamentalmente de três características: [...]”(p.74).
“[...]Mercado em que há um grande número de vendedores ( empresas), de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante, não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio.[...]” (p. 74)
“produtos homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes.” (p.74).
“Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado.” (p.74).
“Transparência do mercado: Todas as informações sobre lucros, preços etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.” (p.74).
“Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existe lucros extras ou extraordinários ( onde as receitas superam os custos), mas apenas os chamados lucros normais,[...]”(p.75).
“Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existirem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas para o mercado, pois que também não há barreiras ao acesso. [...]” (p.75).
“O mercado monopolista caracteriza por apresentar condições diametralmente opostas às da concorrência perfeita. [...]” (p.75).
“Monopólio puro ou natural: Ocorre quando o mercado, por suas próprias características, exige a instalação de grandes plantas industriais, que operam normalmente com economias de escala e custos unitários bastante baixos, possibilitando a empresa cobrar preços baixos por seu produto, o que acaba praticamente inviabilizando a entrada de novos concorrentes.”(p.76).
“É um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número