A Educação de Jovens e Adultos - Desafios e Perspectivas
O presente trabalho é o resultado da reflexão feita sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo esta uma das modalidades da educação básica do atual sistema de ensino. Analisaremos sua relevância quanto aos aspectos sociais, pedagógicos e humanos na formação do aluno jovem ou adulto, sendo a EJA uma possibilidade de acesso ao direito de educação, como um dos espaços de inclusão e reintegração dos indivíduos na escola e sociedade. Este direito é garantido pela Constituição do Brasil desde 1988 sendo “ direito de todos que não tiveram acesso à escolaridade e de todos que tiveram este acesso mas não puderam completá-lo” .
No decorrer do processo, foram realizadas sete entrevistas semi-estruturadas com professores da EJA, bem como com dez alunos desta modalidade, em escolas da rede estadual e municipal de ensino em Porto Alegre. Os dados obtidos, e posteriormente analisados, basearam-se na experiência destes profissionais, bem como na reflexão e vivência dos alunos e foram fundamentados pelos teóricos que norteiam esta pesquisa. Esta investigação deu-se no intuito de verificar tanto a atuação do professor da EJA e suas reflexões acerca do tema , bem como de procurar entender porque os alunos não conseguiram permanecer no ensino regular, retornando posteriormente à escola. Percorreremos ainda as questões históricas e políticas que englobam a EJA.
Após as entrevistas e processo de análise de dados, emergiram quatro categorias que acreditamos sejam relevantes na investigação, sendo elas: O papel da escola e do professor; A exclusão social ; A influência da família na escolarização; O perfil específico do estudante da EJA, que serão aprofundadas após a fundamentação teórica.
2 REFERENCIAL TEÓRICO
Os discursos acerca da necessidade de igualdade de condições entre todos os sujeitos têm demonstrado preocupação com relação às oportunidades que devem ser criadas facilitando o acesso as mesmas. No que diz