plano de emergencia
RESUMO
O cimento (derivada do latim cæmentu) é um material cerâmico que, em contato com a água, produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica.
O processo produtivo do cimento seus impactos à saúde humana, desde a extração de matéria-prima, que gera degradação e contaminação da água e do solo, passando pela emissão de material particulado, causador de muitos problemas respiratórios.
A presença de duas grandes fábricas em João Pessoa gera impacto à saúde das comunidades próximas. Na Comunidade da cidade universitária, localizada nas proximidades de uma destas fábricas, há forte poluição gerada pela emissão de material particulado, oriundo da fabricação do cimento, o que vem causando graves problemas respiratórios à população local.
INTRODUÇAO
Os problemas ambientais e seus meios planejado com a saúde estão presentes no discurso e praticas sanitárias desde do século 19, com a intensificação dos impactos dos processo de industrialização e a urbanização sobre as condições sanitárias e de saúde. Esses problema eram visto como resultados de processos de políticos social.
A parti dos anos 70, quando se intensificaram os danos gerados pelos excessos de impactos causados pela produção em escalas industrial e com eles o crescimento de movimentos ambientais. A saúde passou a ser ampliada, e desenvolveu um novo campo: saúde ambiental.
Saúde ambiental refere-se a qualidade de vida e determinado fatores físicos, químicos, biológico e sociais e também a teoria e pratica de avaliações, correções, controle e prevenção de fatores que, presentes no ambiente pode afetar potencialmente de forma adversa a saúde humana de gerações presente ou futuras. A abordagem das relações entre produções, ambiente e saúde fica enfatizada em casos específicos de saúde coletiva. Como a que apresenta a produção industrial do cimento.
Esse texto mostra