A educação cristã e medieval
A idade média ocorreu durante um período de 1000 anos. Também era chamado de “a grande noite de mil anos” ou “idade das trevas”, por causa da visão ruim que os renascentistas tinham desse período. A cultura da idade medieval é uma junção de vários elementos Greco-romanos, germânicos e cristãos. Bizâncio e Islã foram as civilizações que incentivaram o início da Idade Média. Já no ocidente, os bárbaros dividiram o seu império em vários reinos.
O império do oriente criou novos tempos depois do rompimento do Império Romano. Tais mudanças reproduziram na forma da preservação da tradição, da criação de novos valores e de educar gerações.
Contexto Histórico
1. O Império Bizantino
No tempo em que o Império Romano do Ocidente se dividiu em vários reinos bárbaros, no Império Romano do Oriente foi mantida sua estrutura, até os Turcos invadirem Constantinopla, que é a sua capital.
A tradição romana dominava no início, a língua utilizada era o latim. A civilização bizantina continuou adiantada na parte econômica e cultural, devido a estrutura administrativa ser herdada da tradição romana.
Justiniano foi quem desenvolveu o Direito Romano, teve grande influência no código jurídico atual da Europa e América. No governo de Justiniano, o Império Bizantino conseguiu sua maior extensão. Mais tarde, o império é diminuído em pequenos territórios na Grécia.
Com o passar do tempo, Bizâncio é orientalizada, volta-se a falar a língua grega, assim como voltam os costumes antigos. Eram os imperadores que tomavam decisões na questão religiosa, o que resultou na criação da Igreja Cristã Ortodoxa Grega, que foi chamado de “cisma do oriente”, os bizantinos recusaram a autoridade do Papa, então as duas igrejas se separam.
2. O Islã
Em VII, Maomé criou a religião Islâmica, que é uma religião monoteísta, possuem seu livro sagrado, chamado de Alcorão, que traz a palavra de Alá, que serve de orientação para os seus seguidores. Maomé conseguiu unir tribos árabes com a