Idade média: a formação do homem de fé
Maria Lúcia Arruda
Idade Média abarca um período de 1000 anos (mil) desde a queda do Império Romano (476) até a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453). Veremos neste capítulo como o Império do Oriente, o Islã e a Cristandade Latina gestaram os novos tempos após a dissolução do Império Romano. A Alta Idade Média é marcada pela desagregação da antiga ordem e, após sucessivas invasões bárbaras se dá a divisão do Império em vários reinos. Até o século X, o modo de produção foi escravista vindo desde a Antiguidade greco-romana e vai cedendo espaço para o FEUDALISMO. Quais são as características dessa sociedade feudal?
1. IMPÉRIO BIZANTINO O Império Romano do Oriente tem como capital, Constantinopla. Nesse Império prevalece a tradição romana, portanto é o papa de Roma que tem autoridade, abrangendo Grécia, Ásia Menor, Oriente Médio, pedaços da Itália, Norte da África e sul da Espanha. No século XV, esse Império foi reduzido à pequenos territórios na Grécia, além da cidade de Constantinopla. Houve divergências com o papado e, em 1054 foi criado a Igreja Cristã Ortodoxa Grega, portanto havendo a separação da Igreja de Roma e a Igreja de Constantinopla.
2. O ISLÃ No século VII, o profeta Maomé fundou a religião islâmica, tendo como livro sagrado o alcorão. Maomé unificou as tribos árabes, sem separar religião e Estado. Os árabes conheciam a filosofia, a ciência e a literatura dos gregos antigos. A partir do século XIII, houve na Europa a reconquista cristã que acabou por expulsar a civilização islâmica da Península Ibérica (sul de Portugal e Espanha).
3. A EUROPA CRISTÃ Na virada do ano 1000 teve inicio a baixa Idade Média, renascimento das cidades e do comércio, bem como o ressurgimento das artes, das lutas sociais e religiosas. As cidades se tornaram agrárias e artesanais, desaparecendo as escolas do Direito Romano e da mesma forma o sistema escravista,