Contexto Histórico Social em Educação
Atividade avaliativa
Elaborar uma questão para cada parágrafo, começar com o texto da apostila e continuar com o texto complementar.
Texto da apostila – Idade Média: Decadência do Império Romano e a Influência da Igreja nos aspectos educacionais
Questão 1- Faça uma breve síntese a respeito da decadência do império romano.
1º parágrafo: Lentamente as cidades vão sendo desabitadas em função das invasões barbaras e, por conseguinte, devido à expansão mulçumana, insegura, a sociedade busca abrigo nos arredores do castelo do senhor, enfraquecendo o comércio.
2º parágrafo: O rei perde seu poder pela supremacia do papa, a partir daí, inicia-se um período turbulento: o feudalismo.
Questão 2- Com a queda do império romano iniciou-se o feudalismo, explique um pouco esse sistema.
2º parágrafo: O nome feudalismo é estabelecido em função do modo de produção encarnado na época: a atividade agrícola e artesanato caseiro. A circulação das moedas aos poucos foi se extinguindo e os negócios feitos à base de trocas.
Questão 3- Segundo Aranha (1996), podemos dividir a sociedade feudal em dois períodos marcantes. Quais são eles? Explique.
3º parágrafo: Paganismo e cristianismo. Com a influência constante do legado greco-romano da fé cristã e a posição dos monges com a finalidade de manter a fé a qualquer custo. E norteia à educação e os métodos de se ver a sociedade. Sendo eles:
Patrística: conservação da fé e a conversão dos não cristãos, finalidade em equilibrar a fé e a razão, a qual se limitara aos valores da vida moral;
Enciclopedista: Propagação da fé e um trabalho meticuloso com a relação à tradução de textos e a consignação de parâmetros de interpretação dos mesmos;
Escolástica: filosofia cristã medieval embasada na lógica aristotélica (pensamento dedutivo) com a intenção de melhorar justificarem as crenças.
Questão 4- Qual é a influência da igreja na sociedade feudal?
4º parágrafo: Notamos que a educação, a política e o assunto