Paper idade média
Paula Ribeiro
Prof. Giancarlo Moser
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Pedagogia (PED9281) – História da Educação 23/11/2009
RESUMO
A síntese apresentada percorre um período da história compreendido entre a queda do Império Romano e surgimento do Renascimento, falamos da Idade Média, período de grande influência da Igreja Católica e formação de novos modelos educacionais pautados na doutrinação religiosa. O controle da educação medieval por parte da Igreja pode se fazer notar pelos principais pensadores, a maioria ligada à Igreja.
Palavras-chave: Educação; Religião; Razão.
INTRODUÇÃO
Este estudo trata da educação no período medieval que se iniciou no Ocidente com a derrocada do Império Romano (sécs. V a XV), portanto mil anos, onde esta foi marcada pela tentativa de conciliar a razão e a fé.
A influencia da Igreja, torna-se efetivamente política, e para contar com ela os chefes dos reinos, bárbaros se convertem ao cristianismo. A herança grego-latina é resguardada nos mosteiros. Os monges são os únicos letrados num mundo em que nem nobres nem servos sabem ler. Podemos então compreender a influencia que a igreja exerce não só no controle da educação, como na fundamentação dos princípios morais e políticos da sociedade medieval.
No século XI com o renascimento carolíngio, fundam-se escolas e reformula-se o ensino.A partir do século XI, a atividade da burguesia comercial em ascensão provoca o reaparecimento de cidades, em que a fermentação intelectual culmina com a criação das universidades nos séculos XII e XII.
Desde o século VIII o islamismo difunde a cultura árabe, (artes, ciência, filosofia) contribuindo para o enriquecimento do patrimônio cultural da Europa medieval.
Após a queda do Império Romano o cristianismo tornou-se clemente de unidade em um mundo fragmentado em inúmeros reinos