A Época Medieval na História da Pedagogia
CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO MEDIEVAL
A Idade Média circundava através do fundamento dos séculos obscuros, ou seja, foi para chamar a atenção da população para os seus ideais. Uma sociedade totalmente comedida, por ser dependente e pela lealdade a quase maneiras de escravidão, definida por revoltas entre raças, migrações e pobreza extrema.
A partir deste início, o mundo antigo e o mundo moderno não são dois pilares na qual apenas sustentam a Idade Média. A época medieval foi a constituição da Europa cristã e geradora para os princípios do indivíduo moderno. Aparência que consideramos essencial para a ação participativa, consciente e cooperativa, importantes para o funcionamento da sociedade orgânica.
Ressaltando que foi marcada por valores da religião, da fé e autoridade da Igreja, se tornou o período do cristianismo, da consciência cristã, além dos ideais comuns do povo europeu.
Esta sociedade passou por uma complexa mudança, a propagação da Escolástica se deu por conta da eficiência da cultura religiosa nos anos mil. Tendo em vista o cristianismo nas terras do Mediterrâneo até as planícies do Leste, se tornaram uma sentença espiritual e não geográfica.
A Europa surgiu como proteção, separada em nações e vinculada a valores morais, religiosos e culturais, do qual a Cavalaria e Cruzadas são um indício exato. Destacamos que foi o continente de um encadeamento de guerras e invasões, e com o feudalismo prepararam uma nova economia, muito mais simples para a sobrevivência, em relação ao velho formato helenístico/romano.
Nessa nova área geográfica-política-cultural, unida a terra, trilhada a pé, a cavalo ou barco, governada pela Igreja e Império, declara o problema da liberdade o principal, dificultando qualquer forma real de unificação sociopolítica.
A formação da Europa teve como caminho na Idade Média o cristianismo, a Igreja, feudalismo, além da vida intelectual administrada por escolas e universidades. Com a