a educação brasileira
A educação brasileira tem sido foco de discussão entre educadores e sociedade por revelar aspectos ruins da realidade em relação a não aprendizagem dos adolescentes, desistência escolar, evasão e outros tudo isso em decorrência da indisciplina. Este fator de indisciplina e falta de respeito aos docentes está tendo um grande crescimento nos dias atuais, nota-se o grande afastamento da família na vida escolar dos filhos, desta os pais forma acabam concordando com os comportamentos de indisciplina dos filhos sem perceber por não terem conhecimento do que se passa na escola onde o filho passa várias horas de sua vida. Para Tiba (1996, p.178) “É dentro de casa, na socialização familiar, que um filho adquire, aprende e absorve a disciplina para, num futuro próximo, ter saúde social...”.
Outro fator que contribui e incentiva a indisciplina na escola é o fato de privatização do ensino como uma política neoliberal, pois nesta visão o professor é visto como um empregado e o ensino como uma mercadoria a venda.
Para que aconteça uma reforma na educação brasileira nas questões de indisciplina, evasão, repetência e exclusão as propostas devem ser pensadas em conjunto dialogicamente com a sociedade definindo prioridades e objetivos a serem alcançados, ouvir que tipo de educação e que tipo de sociedade queremos ter, e se perguntar para que precisamos da escola? Se a educação sozinha não pode