Educação Brasileira
CURSO DE MAGISTERIO
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Belo Oriente
2014
Introdução
A educação brasileira é marcada por uma crescente preocupação em identificar as causas do baixo desempenho no aprendizado da leitura e da escrita, observados no Ensino Fundamental e evidenciados em estatísticas governamentais, como a realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) (MEC, 2007).
Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a discussão sobre a educação no País, a partir da seleção e análise de alguns indicadores. O presente trabalho vem da ênfase nas dificuldades e desafios enfrentados pela educação brasileira e as leis que a protege e defende, as melhorias que poderia ser feito para melhorar a educação brasileira.
A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Segundo apurado no Censo Demográfico-2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e jovens de 0 a 24 anos soma um total de 77.455.114 pessoas, que corresponde a 40,6% da população brasileira. A Tabela 3 mostra o número total de crianças e jovens na população brasileira, de acordo com a faixa etária e nível/etapa educacional correspondente. Também mostra que, no caso brasileiro, ainda não há uma relação linear entre número da população de crianças e jovens nas idades próprias e a efetivamente matriculada no nível/etapa correspondente à faixa etária.
A garantia do direito à educação de qualidade é um princípio fundamental para as políticas e gestão da educação, seus processos de organização e regulação, assim como para o exercício da cidadania. A despeito dos avanços nas políticas e gestão da educação nacional, o panorama brasileiro é marcado por desigualdades regionais no acesso e permanência de estudantes à educação, requerendo mais organicidade das políticas educacionais, por meio da construção do Sistema Nacional de Educação (SNE) e do