Religioao
Para o ano de 2009, observa-se um acréscimo variação no Índice Água com relação ao valor de 2008, passando de 0,1675 para 0,1730. O acréscimo no desempenho do índice ocorreu, principalmente, devido a um aumento da população urbana atendida com tratamento adequado de esgoto em todo Estado, passando de 20,48% para 33,53%.
2.3 SOLO
2.3.1 SL-2 Porcentagem de população com disposição adequada de lixo
Os resíduos sólidos urbanos, comumente denominados lixo, lançados indiscriminadamente no solo, constituem-se também em um dos maiores problemas ambientais nos países em desenvolvimento. Os depósitos a céu aberto
– lixões – são focos de proliferação de vetores como moscas, baratas e ratos, que podem transmitir doenças como amebíases, diarréias, helmintoses, febre tifóide e paratifóide, peste bubônica e leptospirose, além de provocar poluição do solo e das águas.
O cálculo deste indicador é realizado apenas para a população urbana, a exemplo do cálculo para tratamento de esgotos, e o padrão de desempenho estabelecido é de 100% para a disposição adequada dos resíduos sólidos urbanos.
O indicador SL-2 é calculado, anualmente, pela porcentagem da população urbana com disposição adequada de lixo em relação à população urbana total, ponderado pelo coeficiente 0,1291, valor do peso relativo desse indicador.
Minas Trata Esgoto, vem apresentando melhorias nesse tema. Entretanto os coeficientes de retorno financeiro previsto na legislação ainda não são suficientes para atrair as municipalidades de forma mais intensa.
Para o ano de 2009, observa-se um acréscimo variação no Índice Água com relação ao valor de 2008, passando de 0,1675 para 0,1730. O acréscimo no desempenho do índice ocorreu, principalmente, devido a um aumento da