A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES ESCOLARES: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS NO BRASIL
BELÉM - PA
2014
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM AMBIENTES ESCOLARES: POSSIBILIDADES E PRÁTICAS NO BRASIL
BELÉM - PA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 04
3. EDUCAÇÃO AMBIENTAL 04
4. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL 05
5. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS 06
5.1 A PRÁTICA EDUCATIVA 07
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO
A educação ambiental está presente na vida dos seres, pois para sua sobrevivência é imprescindível o homem saber relacionar-se com o meio. A preocupação com o meio ambiente passou a ter maior importância, e tem estado presente na vida de grande parte da população.
Desastres naturais estão ocorrendo devido à influência do homem na natureza. O modelo de ampliação econômica tem contribuído, para o agravamento desta situação. Portanto há a necessidade da mudança de pensamentos na busca de novos valores, cabendo à educação um papel fundamental nesse processo.
A educação ambiental não é uma novidade no contexto escolar. Entretanto, tem sido desenvolvida a partir de uma abordagem de predominância ecológica, e, tendo-se limitada à área das Ciências Naturais ou, a alguns campos da Biologia.
Tendo em vista que a escola, é parte integrante da sociedade, deve envolver-se com estudos referentes às questões ambientais, não somente com o levantamento e estudo da problemática ambiental local. Uma das principais funções da educação ambiental é contribuir para a formação de cidadãos conscientes, capazes de decidir e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido, com o bem-estar de cada um e da sociedade.
A educação ambiental deve estar presente dentro de todos os níveis educacionais, como o objetivo de atingir todos os alunos em fase escolar. Onde se podem desenvolver