Trabalho de fisica
Curso de Engenharia Civil
Professor Marco Lucas
ATPS
FÍSICA
Aluno: Antonio Carlos de Araujo Silva
RA: 6659429111
Aluno: Henrique Alessandro Aparecido Cabral
RA: 8409984637
Série: 2ª
Turma: A
Período: Diurno
PROJETO SARA
Satélite de Reentrada Atmosférica
Introdução
SARA, é um satélite orbital, mas ainda é denominado suborbital, nesta fase de desenvolvimento e será lançada pelo foguete de sondagem VS-40M.
Após essa fase, precisará do uso de um veículo lançador de satélites para a realização de experimentos em ambiente de micro gravidade, tento como teto operacional uma órbita baixa de até 300 km de altitude, dentro de um período de no máximo dez dias.
Futuramente, esta plataforma abrirá novos horizontes para diversas áreas e especialidades, tais como biologia, biotecnologia, medicina, materiais, combustão e fármacos, entre outros, para experimentos e realizações de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Denominada Sara Suborbital nesta fase de desenvolvimento, deverá testar em vôo o subsistema de recuperação, o subsistema de redes elétricas e o módulo de experimentação, consiste em um veículo suborbital de 350 kg, a ser lançado através de um veículo de sondagem VS-40 modificado, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), com a finalidade de realizar experimentos de micro gravidade.
Os principais cálculos a serem realizados neste desafio mostrarão resultados, envolvendo algumas grandezas físicas como: medição, velocidade média, aceleração e equações do movimento e será especificamente mostrado aqui através de cada etapa, passo a passo.
ETAPA 1
Nesta etapa faremos as conversões de unidades envolvidas para a solução dos passos seguintes:
Passo 1
Conversão da altura máxima de 300 km (apogeu) para a unidade pés.
1 km = 1000 m
300 km = 300.000 m
1 pé ( ft ) = 0,3048 m h = hmáx / 0,3048 h = 300.000 / 0,3048
h