ATPS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Gestão de Desempenho por Competências
SAMANTA MICHELI CUNHA
Nome:
RA:
Luiz Gustavo Taroni Valério
1299286737
Stephanie Natachi Nunes de Oliveira
7248593702
Ingrid Castro Silva
7628708544
Lauren Amorim de Freitas
1299215740
Amanda Souza Oliveira
7676737896
Walter Duarte
6895532803
Etapa 2
Relatório
Com base na leitura do artigo sugerido tivemos o conhecimento sobre a construção do Novo Modelo de Gestão do Desempenho por Competências no Governo de Minas Gerais.
Nas últimas décadas é visível a crescente complexidade das atividades estatais, essas mudanças podem ser atribuídas á fatores. Um dos fatores que afetou toda a sociedade foi a transição da Era Industrial para a Era do Conhecimento, na qual a alta tecnologia começou a fazer parte da vida das pessoas e das organizações. Essas inúmeras transações requerem que as organizações repensem a forma de medir a atuação dos indivíduos. É fazer melhor, com menos recursos. As organizações após anos de sucateamento e baixo investimento, passam a lidar com enormes desafios contando com infra-estrutura, métodos de gestão, tecnologias e pessoas que ao longo dos anos não foram priorizados. Esse contexto foi grande parcela da realidade pública dos estados do Brasil.
O Governo do Estado de Minas Gerais em 2003 criou o Choque de Gestão. Uma nova forma de gestão pública, uma nova cultura organizacional buscando o desenvolvimento da sociedade. Ao longo dos 7 anos de desenvolvimento do Choque de Gestão, Minas Gerais obteve resultados bastante significativos. Agora já se fala na segunda geração do Choque de Gestão, onde iniciativas, práticas e melhorias estão sendo implantadas para que resultados prometidos aos cidadãos mineiros sejam entregues.
Desde o seu lançamento, o Choque de Gestão priorizou as políticas de gestão de pessoas como um elemento essencial para o sucesso das transformações.
Na Era do Conhecimento, as empresas buscam