Dicas Nutricionais - Rebanhos
Principais componentes de uma ração
Minerais e Vitaminas: responsáveis por várias funções no organismo são encontrados em sua maior parte nos sais minerais de boa qualidade em doses ideais para o funcionamento correto do organismo, evitando-se assim o uso de suplementações medicamentosas.
Ca e P: Cálcio e fósforo são minerais essenciais na dieta por serem considerados estruturais (principalmente a nível de ossos). São encontrados nos grãos utilizados na formulação de rações, no sal mineral e nas pastagens (bem formadas, pastagens fracas influenciam na sua deficiência). A deficiência além de problemas estruturais no animal, pode gerar os “apetites depravados” com o animal comendo terra, ossos e etc.
OBS. A paresia puerperal (febre do leite, hipocalcemia pós-parto) é uma baixa abrupta nos níveis de cálcio, fósforo e magnésio. Normalmente ocorre de algumas horas a dias após o parto em vacas leiteiras de alta produção. A causa principal é a suplementação com níveis altos de cálcio (principalmente) antes do parto (no período seco). Com o início da lactação o animal não consegue manter o nível de cálcio da suplementação e este cai abruptamente gerando a sintomatologia (queda, espasmos musculares, cabeça encostada nas costelas e etc.) o tratamento é aplicação de cálcio endovenoso.
NDT: significa nutrientes digestíveis totais. Numa ração é a quantidade que será metabolizada pelo animal. Recomenda-se que este valor seja acima de 70%, resumidamente, da dieta 70% dos nutrientes serão aproveitados e 30% eliminados com pouca ou nenhuma absorção.
FB: é a fibra bruta do alimento. Nutricionalmente a FB deveria representar todos os carboidratos de degradação lenta e que ocupam espaço no rúmen, a definição nutricional de fibra. Por isto fibra excessiva limita a concentração energética da dieta e pode deprimir o consumo de matéria seca pelo animal reduzindo sua produção. O teor de fibra é inversamente proporcional ao valor nutritivo do alimento (fibra