A Educa O Especial E A Educa O Inclusiva No Contexto Da Educa O Hospitalar
Autoria: Jacyara Coy Souza Evangelista¹ mail:sopedagogas@yahoo.com.br Resumo
Diante da necessidade de novas discussões sobre a escola no hospital, sua função educativa, as relações entre os sujeitos que a compõem, suas interações, seus saberes, é que se procurou descrever um pouco do universo das crianças e jovens que são inseridas nesse contexto durante a hospitalização. Tentou-se também, abordar os conceitos de Educação Especial e da Educação Inclusiva no contexto da Educação hospitalar, evidenciando o papel do pedagogo, a presença da diversidade existente na escola do hospital que de alguma forma contribui para a construção de novas aprendizagens e a convivência nesse ambiente, favorecendo assim, o processo de inclusão dos sujeitos que atuam nesse espaço.
Palavra-chaves:1. Educação Hospitalar 2.Educação Especial 3.Educação Inclusiva
Pedagoga, Especialista em Educação Inclusiva, pela Universidade do Estado da Bahia. Professora da Rede Municipal de Ensino de Salvador. Atua como Pedagoga Hospitalar em um Hospital Filantrópico em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador. Formadora de Educação Continuada. Mestranda em Educação Inclusiva do Curso da SAPIENS/Pólo Salvador – Turma 1.
Introdução
A iniciativa da Escolarização no Hospital tem garantido o processo educacional no seu sentido mais amplo: a inclusão – compreendida como uma política que inclui em seu sistema social pessoas com necessidades educativas especiais (Evangelista, et. al. 2006), não apenas aquelas cujas características são visivelmente aparentes, mas atender uma parcela revelada pelas minorias, as crianças e jovens que necessitam de atenção e cuidados em sua saúde, justificando assim, a existência da escola Hospitalar. O conceito de escola inclusiva de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial (MEC-SEESP, 1998), implica em uma nova postura da escola regular, que