A década de 1930 foi marcada por acontecimentos importantes
566 palavras
3 páginas
A década de 1930 foi marcada por acontecimentos importantes: a chegada de Getúlio Vargas ao poder, o confronto entre ideologias diferentes (liberalismo e comunismo) e a ascensão de uma mentalidade totalitária que defendia a centralização do poder do Estado nas mãos do governante: uma tendência que, na Alemanha, recebeu o nome de nazismo e na Itália, de fascismo. Culturalmente, a década viu a popularização do rádio e do cinema; o primeiro, usado por Getúlio Vargas como instrumento de difusão de seu governo baseado nos princípios do totalitarismo e o segundo que se tornaria mais tarde um veículo de informação e entretenimento para as massas. Em 22 de julho de 1935, estreou o programa A voz do Brasil, que ainda é transmitido na faixa das 19h às 20h. O período de 1930 a 1945 foi conturbado: depressão econômica, avanço do nazifascismo, crise da política café-com-leite, ascensão e queda de Getúlio Vargas ao poder, a criação da ONU. No cinema, chegavam as produções estrangeiras; desse período é a produção de Tempos modernos (1936) e O grande ditador (1940), de Charles Chaplin.
Esteticamente a segunda geração modernista representava o amadurecimento e o aprofundamento das conquistas da geração de 1922. Desse modo, permaneciam o uso dos versos livres (sem preocupação com a métrica) e o emprego de vocabulário cotidiano. A ideia de valorização da cultura nacional, proposta desde a primeira geração do Romantismo, foi ampliada e a questão linguística também surgia como elemento cultural para ser abordado literariamente, embora Oswald de Andrade já o tivesse feito na primeira geração com o famoso texto Pronominais. Contrariando, no entanto, as propostas vanguardistas do grupo de 1922, a geração de 30 recuperou formatos estéticos como as formas líricas fixas, como o soneto.
1-década de 1930 foi marcada por acontecimentos importantes: a chegada de Getúlio Vargas ao poder, o confronto entre ideologias diferentes (liberalismo e