Bioquímica
A glicose, um monossacarídeo, é o carboidrato mais importante na biologia. As células a usam como fonte de energia e intermediário metabólico. A glicose é um dos principais produtos que inicia a respiração celular em procariontes e eucariontes. As moléculas de glicose são transportadas para dentro das células por um hormônio, a Insulina.
Quando a produção de insulina é deficiente, a glicose se acumula no sangue e na urina, causando deficiência nutricional às células. Este distúrbio metabólico é chamado de diabetes, e é classificada de acordo com a causa inicial da insuficiência de insulina.
Procedimentos
Tubos
Padrão
Amostra
Reagente
B
1ml
P
10uL
1ml
A
10uL
1ml
Os tubos foram agitados para que ocorresse maior oxigenação das soluções finais, e posteriormente colocados em banho-maria por 10 minutos a uma temperatura de 37°C. O controle da temperatura é verificado com atenção, para que a temperatura não eleve-se demasiadamente causando a desnaturação das soluções.
As soluções, bem como o reagente de cor, são colocadas em cubetas. A primeira cubeta continha a chamada substância branca, havendo apenas o reagente de cor para calibração do espectrofotômetro. As seguintes é procedida a leitura a 505 nm e foram obtidas as respectivas absorbâncias: Solução Padrão – 0,288, Solução A1 – 0,191, Solução A2 – 0,326, Solução A3 – 0,328,
Solução A4 – 0,329.
- Cálculos
Resultados
A1= 66,32 mg/dl
A2= 113,20 mg/dl
A3= 113,89 mg/dl
A4= 114,24 mg/dl
Conclusões
Valores de Referência normais para glicose C ( 65 – 118 mg/dl)
As amostras 2, 3 e 4 estão dentro das condições normais esperadas no nível de glicemia no sangue. Já a amostra 1 apesar dentro dos limites, apresenta valor médio diferente das demais, pode ter havido erro no procedimento.
V
DETERMINAÇÃO DE TRIGLICÉRIDES em soro equino
Os são formados pela esterificação do glicerol com três ácidos graxos, constituindo-se