industrialização no brasil
Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses.
O Brasil é considerado um país emergente ou em desenvolvimento. Apesar disso, está quase um século atrasado industrialmente e tecnologicamente em relação às nações que ingressaram no processo de industrialização no momento em que a Primeira Revolução Industrial entrou em vigor, como Inglaterra, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão e outros. As indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político, que ocorreram principalmente nos últimos trinta anos do século XIX.
A industrialização do Brasil iniciou-se após a construção das primeiras estradas de ferro, no século XIX. A primeira indústria instalada foi a têxtil, que permaneceu por mais de oitenta anos como a principal atividade no país. Após 1960 instalou-se a manufatura moderna e diversificada e atualmente a indústria de transformação ocupa a sétima posição no mundo. 3
As principais indústrias são: têxtil, siderúrgica, eletroeletrônicas, tabaco,