estoria do computador
Computador, dispositivo eletrônico capaz de receber um conjunto de instruções e executá-las realizando cálculos sobre dados numéricos ou compilando e correlacionando outros tipos de informação.
HISTÓRIA
A primeira máquina de calcular mecânica, um precursor do computador digital, foi inventada em 1642 pelo matemático francês Blaise Pascal. Em 1670, o filósofo e matemático alemão Gottfried Wilhelm Leibniz aperfeiçoou essa máquina e inventou uma que também podia multiplicar.
O inventor francês Joseph Marie Jacquard, ao desenhar um tear automático, utilizou finas placas de madeira perfuradas para controlar o tecido utilizado nos desenhos complexos. Durante a década de 1880, o estatístico norte-americano Herman Hollerith concebeu a ideia de utilizar plaquetas perfuradas, similares às placas de Jacquard, para processar dados.
TIPOS DE COMPUTADORES
Máquinas de perfuração de cartões Os primeiros computadores utilizavam cartões perfurados como meio de armazenamento de dados. Os cartões eram produzidos por máquinas especiais de perfuração. Esta foto foi feita na década de 1950 e mostra uma funcionária do Departamento de Finanças de Viena alimentando a máquina com dados. ORF Enterprise Ges.m.b.H
Atualmente, utilizam-se dois tipos principais de computadores: analógicos e digitais. Os computadores analógicos aproveitam a semelhança matemática entre as inter-relações físicas de determinados problemas e empregam circuitos eletrônicos ou hidráulicos para simular o problema físico. Os computadores digitais resolvem os problemas realizando cálculos e tratando cada número, dígito por dígito.
COMPUTADORES ANALÓGICOS
O computador analógico é um dispositivo eletrônico ou hidráulico desenhado para manipular a entrada dos dados em termos de níveis de tensão ou pressões hidráulicas, em vez de dados numéricos. O dispositivo de cálculo analógico mais simples é a régua de cálculo, que utiliza comprimentos de escalas