ATPS emissões atmosferica
Tecnólogo em Gestão Ambiental- 3°NA
GESTÃO DE EMISSÕES ATMOSFÉRICAS
Projeto de Pesquisa para atividade prática supervisionada (ATPS), apresentando à Universidade Anhanguera.
Santo André
2013
INTRODUÇÃO
O acompanhamento da qualidade do ar na Grande ABC é importante, já que a região possui um grande pólo industrial e uma frota estimada em mais de 1,5 milhão de veículos, ambos considerados as principais fontes poluidoras da atmosfera.
A qualidade é classificada como Boa, Regular, Inadequada, Má e Péssima, considerando os efeitos adversos sobre a saúde por alguns poluentes atmosféricos. Considera-se o poluente com o índice mais elevado no dia. São monitorados: material particulado (MP), dióxido de enxofre (SO2), monóxido de carbono (CO), ozônio (O3), hidrocarbonetos (HC), óxido de Nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2).
A qualificação e o monitoramento são feitos pela CETESB.
Mauá está localizada na Região Metropolitana São Paulo, fazendo limite com as cidades de Santo André (oeste), São Paulo (norte), Ribeirão Pires (leste e sul) e Ferraz de Vasconcelos (nordeste)
O município possui 62,22 km2, dos quais 12,44 km² (20% do total) em áreas de mananciais, e população de 444.136 habitantes (IBGE: ESTIMATIVA 2013).
A evidência de poluição se encontra no bairro de Capuava é onde há maior concentração de poluição estacionária, já no parque São Vicente devido ao Rodoanel há uma concentração de poluição móvel. Os poluentes do ar podem se apresentar sob a forma de gases ou de material particulado, este na forma sólida (poeira) ou Líquida (névoa). Quanto á natureza química, essas substâncias podem ser orgânicas ou minerais. O SO2 é um conhecido irritante respiratório, que causa decréscimo na função pulmonar e afeta principalmente pessoas com doenças respiratórias (crianças menores de 5 nos e idosos maiores de 60 anos são os mais