A dor
1- O papel da propaganda consiste influenciar os consumidores no sentido da aquisição do produto (...) a propaganda constrói um universo imaginário em que o leitor consegue materializar os desejos insatisfeitos da sua vida diária (...) a propaganda se fundamenta no desejo subconsciente de um mundo melhor (...) é de todo essencial estar em contato com a consciência do leitor, primeiro para captar a sua atenção e, segundo, para predispô-lo.
(Vestergaard & Schroder, A Linguagem da Propaganda)
2- Três fatores fundamentais – boa qualidade, preço e distribuição – para que qualquer produto possa dar certo. Fatores substantivos, que são o “corpo do sucesso”. Mas há um quarto fator do qual qualquer bom produto precisa para ser um verdadeiro vencedor: a propaganda, sua promoção junto aos consumidores. Esta é a “alma do sucesso”. (SAMPAIO, Propaganda de A a Z) para que uma marca conquiste o posicionamento, o conteúdo da propaganda deve “[...] ser absolutamente honesto em tudo o que se diz e se mostra ao consumidor” (SAMPAIO, Propaganda de A a Z) “...além de modificar comportamentos, a propaganda pode criar, ampliar, consolidar e fortificar imagens, conceitos e reputações. Fazendo com que uma empresa ou marca passe de um total desconhecimento por parte do mercado para uma posição viva, forte, presente na cabeça dos consumidores.” (SAMPAIO, Propaganda de A a Z)
Propaganda é : manipulação planejada da comunicação visando, pela persuasão, promover comportamentos em benefício do anunciante que a utiliza. (SAMPAIO, Propaganda de A a Z)
3 - A propaganda é uma forma de transmissão de idéias altamente eficaz. Seu potencial, no entanto, nem sempre está associado com a verdade - muitas vezes, uma boa divulgação faz sobressaírem produtos e serviços que estão longe de oferecer tudo que prometem. O consumidor, desiludido com campanhas muito vistosas e pouco comprometidas com a realidade, aprendeu a