O que é a dor
A dor é um mecanismo de proteção do corpo; ocorre sempre que qualquer tecido esteja sendo lesado, e faz com que o indivíduo reaja, para remover o estímulo doloroso.
A dor é causada pela modificação das condições normais de um organismo vivo. Esse organismo necessita apresentar capacidade de responder, com reações de adaptação, às modificações que ocorrem no meio ambiente. Graças à variedade de reações às modificações do meio ambiente e próprias, cada organismo representa um complexo sistema condicionado, cujas forças internas a cada momento equilibram-se com as externas do meio ambiente. Esse equilíbrio é expressado na variabilidade de suas reações de resposta à ação dos agentes do mundo exterior e próprias. Os principais processos envolvidos na experiência sensorial da dor são: a percepção da dor e a reação à dor.
SISTEMA SOMESTÉSICO
• SOMESTESIA: é a capacidade que homens e animais tem de receber informações sobre as diferentes partes do seu corpo e do ambiente ao seu redor. Sua organização pode ser imaginada como um conjunto seqüencial de neurônios, fibras nervosas e sinapses, capaz primeiro de representar por meio de potencias bioelétricos os estímulos ambientais que atingem o corpo, em seguida modificar esse código de potenciais a cada estágio sináptico. E finalmente conduzidos a regiões cerebrais superiores para que sejam transformados em percepção e eventualmente utilizados na modulação do comportamento.(Lent,2001)
O primeiro estagio dessa cadeia seqüencial é o dos receptores sensoriais que são estruturas especializadas em traduzir as diversas formas de energia que incidem sobre nosso corpo, transformando-as em potenciais receptores e potenciais de ação. Há receptores somestésicos em praticamente todas as partes do corpo, uma exceção é o próprio sistema nervoso, cujo parênquima não possui receptores, por essa razão o cérebro não dói. A pele é um órgão somestésico por excelência. Os receptores são estruturas histológicas