Dor
Uma das sensações mais humana.
Conceito de Dor
"experiência sensorial e emocional desagradável, associada a dano presente ou potencial, ou descrita em termos de tal dano" - IASP (International Association for the Study of Pain)
• A dor é parte integrante do nosso ciclo de vida.
• É responsável por desencadear eventos para a defesa da vida do indivíduo, exercendo função protetora. • A dor é um sensação necessária para o funcionamento normal do corpo.
• Ela combina sensações subjetivas que acompanham a ativação de nociceptores, proporcionado informações quanto à localização e intensidade dos estímulos nocivos e potencialmente lesivos aos tecidos do organismo. Estas sensações variam em termos de qualidade, e podem ter efeitos sérios no bem estar físico e emocional do indivíduo.
Receptores Sensoriais da Dor
Os receptores da dor (NOCICEPTORES, terminações nervosos livres) são estimulados quando os tecidos do corpo estão sendo lesionados. Ex. a dor é sentida enquanto a pele está sendo cortada mais logo em seguida, a dor desaparece.
A dor pode persistir mesmo após a remoção do estimulo que a produz. Isso ocorre por que as substâncias químicas de produzem dor permanecem e os nociceptores mostram pouca adaptação, o que em si é uma função protetora.
Estímulo para a dor: mecânicos
(mecanoniceptores), térmicos
(termonociceptores) e químicos (nociceptores polimodais). Tipos principais de dor
DOR NOCICEPTIVA
Lesão ou dano tecidual. Sensação de dor que emana da pele, músculos, articulações, ossos ou tecido conjuntivo é classificada como dor somática. É de natureza cortante e, habitualmente, fácil de localizar.
DOR NEUROPÁTICA
Não é provocada por dano tecidual mas por lesão ou perturbação funcional no próprio nervo. A dor é descrita como queimadura, cortante e tipo choque eléctrico. Os fatores que provocam a dor neuropática incluem perturbações metabólicas como a diabetes ou doenças infecciosas, ciática, neuralgia do trigêmeo. Resulta num ampla gama de sintomas, como