A Dopagem E Os Riscos De Vida E
Apresentação realizada por:
Bernilda Gomes, nº2
Kátia Amorim, nº10
12ºB
Introdução
Este subtema foi escolhido pelo nosso grupo, pois hoje em dia o doping é uns dos problemas mais preocupantes, não só pelo facto de falsificar a “verdade desportiva” mas também porque a prática do consumo dessas substâncias é na maioria muito perigosa para os atletas;
Este trabalho tem como objetivo dar a conhecer / aprofundar os nossos conhecimentos sobre o “doping e os riscos e vida e/ou saúde”;
Pretendemos definir e explicar em que consiste a prática do doping, os vários métodos, técnicas e drogas usadas e os problemas que podem provocar na saúde dos atletas;
E teremos um excerto de uma entrevista com o ex. ciclista Lance Armstrong, em que o mesmo confirma o uso do doping:“Na minha opinião, não teria sido humanamente possível ganhar por sete vezes consecutivas o Tour sem recorrer a substâncias dopantes”.
Lance Armstrong
Doping
Doping é a administração e/ou injeção de substância anabolizante, excitante ou estupefaciente num organismo, humano, usualmente com o propósito de obtenção de vantagem competitiva em alguma modalidade desportiva ou outra.
Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos.
Drogas, métodos e efeitos
De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos e classes, sendo estes:
Esteroides Anabolizantes;
Estimulantes;
Analgésicos;
Betabloqueadores;
Hormonas peptídicas;
Diuréticos;
Beta-agonistas.
Esteroides Anabolizantes
São hormonas sintéticas que promovem o crescimento. Ou seja, os atletas que ingerem este tipo de substâncias pretendem aumentar a massa muscular e a força. Podem ser ingeridos por via oral, ou através de injeções.
Exemplos: Nandrolona, Stanozolol.
Efeitos
No sistema nervoso central, aumentam a agressividade, a alteração do humor e provocam alterações
no