A dopagem e os riscos de vida e/ou saúde
Introdução 2
O que é a dopagem? 3
Substâncias usadas 4
Os riscos/efeitos secundários das substâncias na saúde 7
Casos reais de dopagem 9
Como eles ganhavam à custa do doping 10
Conclusão 12
Bibliografia/ Webgrafia 13
Introdução
Este trabalho foi sugerido pelo professor de Educação Física no âmbito do Módulo 15 “Contexto e saúde III“ módulo teórico, com o tema “A dopagem e os riscos de vida e/ou saúde”. No desenvolvimento deste trabalho pretendemos abordar o tema anteriormente dito nas seguintes vertentes:
O que significa a dopagem;
Os riscos que pode causar na saúde humana, o uso de substâncias ilícitas;
Quais as substâncias mais usadas. Pretendemos abordar no geral cada um dos tópicos indicados e abordar alguns casos mediatizados. Esperemos assim que o trabalho se encontre interessante.
O que é a dopagem?
Dopagem significa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. Pode também ser considerado o uso de certas técnicas ou métodos que alteram o estado físico do desportista para aumentar o seu rendimento desportivo. Também é considerado como o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos. A prática de dopagem pode assumir muitas formas e existem inúmeras maneiras de aumentar as várias capacidades físicas humanas, dependendo do desporto em causa. Para quem não sabe, hoje em dia já existem práticas de dopagem para desportos como o xadrez e outros desportos mentalmente muito exigentes.
Substâncias usadas
Dentro da dopagem as substâncias mais usadas pelos desportistas são:
Esteróides anabolizantes Os esteróides anabolizantes são as drogas mais utilizadas no desporto de alta competição, especialmente nos desportos que necessitam de grande força física e consequentemente, grande força muscular.
Estimulantes Os estimulantes