a diversidade da lingua portuguesa
Greyce Raiane,
Jose Alves,
Luany Alencar
Resumo:
Este é um artigo que trata sobre a diversidade de dois tipos de conhecimento da língua; a língua escrita também considerada norma padrão e a língua falada chamada de língua popular. Mostrando que é essa diversidade linguística que levara a sociedade a um preconceito linguístico , também ocorrido nas escolas e motivado por diferenças de classes, sociais e ate mesmo de raça, devido ao histórico de mistura de culturas do nosso pais, e a falta de oportunidades de aprendizagem.
Palavras-chaves: Preconceito linguístico; Diversidade; Erros de português; norma culta; escolas.
Português no Mundo – apanhado histórico da língua portuguesa falada no Brasil e no Mundo Através da colonização a língua portuguesa foi implantada, tornando-se a língua oficial atualmente em quatro continentes, conforme Jorge (2008), seguindo um andamento com ênfase na diferença, é que devemos considerar o compartilhamento desse idioma. Jorge assegura que o português está inserido na cultura de nações, em várias partes do mundo.
Há oito países que obtém a língua oficial, “Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Timor Leste.”, descreve Bortoni-Ricardo (2008, p.56). O autor ressalta que o Brasil é “o país onde vive o maior número de falantes de português (cerca de 182 milhões de habitantes em 2004).” Segundo dados do IBGE, em 2008, o número de habitantes é de aproximadamente 190 milhões.
A disseminação do português pelo mundo deriva da vivência de um passado semelhante, como explica Jorge (2008, p.23):
É importante considerar, portanto, que se Angola, Brasil, Cabo Verde, Goa, Macau, Moçambique e Portugal, para citar alguns desses espaços habitados pela língua portuguesa, partilham do uso de uma mesma língua é porque vivenciaram um passado colonial comum, com tudo o que isso pode representar de uma memória marcada por afetos, mas, também – e sobretudo