Resenha de Atividades de Pr tica Doc ncia I L ngua Portuguesa
http://www.inventário.ufba.br/09/9/ENSINO-APREDIZAGEM%20DE%20L%C3%8DNGUA%20PORTUGUESA%20DIVERSIDADE%20%LINGU%C3%8DSTICA.pdf
Danielly Almeida de Brito2
No artigo “Ensino/Aprendizagem da língua Portuguesa: Diversidade linguística e formação docente”, Moura busca debater as situações que permeiam o processo de ensino/aprendizagem. Onde inicialmente aponta os principais questionamentos, como “o que ensinar nas aulas de Língua Portuguesa e como trabalhar em sala de aula diante de tamanha diversidade linguística” (MOURA, 2012).
Moura, toma como base Antunes, para definir que a atividade pedagógica de ensino do português, possui seus fundamentos pautados no desenvolvimento de habilidades, como a oralidade, escrita, leitura e gramática. Onde discrimina cada uma das competências, sendo que “a oralidade deve estar voltada para a variedade de tipos e gêneros de discursos orais”, visando facilitar o convívio social, proporcionando uma melhor interação comunicativa do aluno.
Quando a autora faz menção à escrita, apoiada em Antunes, afirma que a mesma deve direcionar-se para a promoção de atividades que fortaleçam a composição de textos que tenham leitores que compreendam e entenda o conteúdo do texto. E quando Moura, em Antunes refere-se às práticas de leitura, afirma que as “atividades devem ser diversificadas e motivadas, visando obter uma criticidade que vá alem da pura decodificação de palavras e alcance à interpretação da ideologia contida no texto”.
A autora do artigo constrói seu pensamento nas ideias supraexpostas, pois os utiliza para, fundamentar seu estudo em pensamentos que tem por base uma abordagem intercultural da língua, pois visa desconstruir uma mentalidade estruturalista, ainda recorrente nos estudos referente à língua portuguesa.
Mediante tal pensamento, Moura propõe um reflexão sobre a “diversidade linguístico-cultural da língua portuguesa no Brasil e a relaciona com a formação do profissional de língua portuguesa” (MOURA,2012).
Em sua