parkinson
Definição da doença………………………………………………………2
Sintomas…………………………………………………………………...3
Possíveis tratamentos…………………………………………...……….4
Incidências no mundo e em Portugal………………………………...….5
Medias preventivas…………………………………………………..……5
Possíveis causas………………………………………………………..6
Definição da doença
O mal de Parkinson, também chamada de doença de Parkinson, ou simplesmente Parkinson, é uma doença do sistema nervoso central que afecta a capacidade do cérebro de controlar os nossos movimentos. O mal de Parkinson recebe esse nome em homenagem ao Dr. James Parkinson, o primeiro médico a descrever a doença.
O nosso cérebro não é responsável apenas pelos nossos pensamentos e raciocínios; todo movimento que fazemos, desde um simples piscar de olhos até a acção de andar, nasce de uma ordem vinda do sistema nervoso central, que através de neurotransmissores chega ao seu destino final, os músculos.
Um grupo de células cerebrais, chamado de neurónios dopaminérgicos, é responsável pela produção de dopamina, um neurotransmissor que age no controle dos movimentos finos e coordenados. Estes neurotransmissores são imprescindível na nossa vida porque sem eles que coordenam os simples movimentos por exemplo dobrar os joelhos para descer umas escadas ou o simples facto de pegar no copo de água e leva-lo até a boca requer um grande controlo por parte da dopamina a falta delas leva a distúrbios destes movimentos.
Os sintomas da doença de Parkinson só surgem quando cerca de 80% dos neurónios encontram-se destruídos. O porquê desta destruição ainda é desconhecido, o que faz com que o mal de Parkinson seja considerado uma doença idiopática, ou seja, sem causa definida.
A doença de Parkinson não é hereditária. Porém quem tiver um familiar em que a doença se desenvolveu antes dos 40 anos, os riscos de contrair a doença também é muito maior. No entanto, se o familiar desenvolver a doença apenas em anos posteriores, a hereditariedade não parece desempenhar