Relatório Amoníaco
1. Listar os principais perigos de manuseamento dos diferentes tipos de produtos analisados, propondo um conjunto de simbologia (riscos, perigos e segurança) para completar um rótulo.
Hidróxido de Sódio:
- Perigos mais importantes: Possui acção corrosiva sobre os tecidos da pele, olhos e mucosas. O produto não é inflamável. Formação de gases inflamáveis quando em contacto com alguns metais. Pode causar danos à fauna e à flora. Efeitos do produto. Se em contacto directo com os olhos, causará queimaduras sérias até a perda da visão.
- Efeitos adversos à saúde humana:
Ingestão: Produto corrosivo. Pode causar severas queimaduras e completa perfuração dos tecidos da pele.
Olhos: O contacto pode causar severos danos, incluindo queimaduras e cegueira. A gravidade dos efeitos depende da concentração do produto e de quanto tempo, após a exposição, os olhos forem lavados.
Pele: Produto corrosivo. O contacto pode causar queimaduras e destruição dos tecidos da pele.
Inalação: Exposição do produto na forma de líquido, vapor ou neblina pode causar queimaduras nas vias respiratórias. Contacto prolongado pode causar pneumonia química.
Acido Clorídrico:
- Perigos mais importantes: Pode causar dano permanente aos olhos; pode ser fatal se ingerido ou inalado.
- Efeitos adversos à saúde humana:
Ingestão: este produto causa severas queimaduras às membranas mucosas da boca, esófago e estômago, se ingerido.
Inalação: irritação severa da via respiratória superior, resultando em tosse, sensação de engasgo e de queima na garganta. Se inalado profundamente pode ocorrer edema nos pulmões.
Contato com a pele: corrosivo à pele, causa severas queimaduras se não for removido com lavagem. Contato repetido pode levar ao desenvolvimento de dermatite.
Contato com os olhos: este produto causa rapidamente irritação severa dos olhos e pálpebras. Se o ácido não for removido por meio de lavagem com água, pode haver um prolongado ou permanente dano visual ou perda total da