A QUESTÃO DO PORTUGUÊS NO BRASIL: DIVERSIDADE, ENSINO E MITOS
Daniele Teresa Samora2
Myslla Alves da Silveira3
RESUMO: O presente trabalho objetiva tratar sobre a diversidade lingüística no Brasil, o ensino da língua e os mitos criados pelos falantes do Português do Brasil. Para tal, discorreremos sobre a Língua Portuguesa a partir da sua história, definiremos diversidade lingüística, o ensino do Português nas escolas e os mitos criados pelos falantes. O estudo permite-nos afirmar que é papel da escola ensinar o padrão da língua materna, respeitando as variações da língua e instruindo ao falante/aluno o discernimento de como e quando usar a variedade padrão. PALAVRAS-CHAVE: Português, diversidade, ensino e mitos
INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste numa análise sobre a diversidade linguística no Brasil, o ensino da língua e os mitos criados pelos falantes do Português do Brasil.
A escolha pelo tema dá-se devido aos constantes equívocos gerados a partir dos estudos sobre a variedade linguística e a norma-padrão ensinada nas escolas. Para tanto, discorreremos sobre a Língua Portuguesa a partir da sua história, definiremos diversidade lingüística, o ensino do Português nas escolas e os mitos criados pelos falantes.
Dessa forma, a pesquisa justifica-se pela importância de refletirmos sobre as diversidades linguísticas existentes em nosso país, dentro de uma mesma região e dentro de uma mesma comunidade de falantes; avaliar o ensino da língua materna e como o mesmo tem sido alvo de críticas por teóricos; e, os mitos criados a respeito do uso e do aprendizado da língua materna. a pergunta que moveu essas análise foi: Como deve ser direcionado ensino de Língua Portuguesa nas escolas?
Após a plantação das disciplinas que abrangem o campo da sociolinguística, fez necessário a ampliação do campo de objeto de estudo da linguagem. O estudo estruturado baseado em análise das classes gramaticais sai de cena abrindo espaço para a busca de compreender os