A postura estratégica do Instituto de Educação Permanente da Amazônia
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: A POSTURA ESTRATÉGICA
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE DA AMAZÔNIA - IEPAM.
Do
Guidion Saint Clair Brito Dantas1 guidiondantas@gmail.com Orientadora: Giselle do Socorro Amaral da Silva2 gisbr5@hotmail.com FIBRA – Faculdade Integrada Brasil Amazônia fibrapa@yahoo.com.br RESUMO
Este artigo demonstra a postura estratégica do Instituto de Educação Permanente da Amazônia
- IEPAM do ponto de vista do planejamento estratégico enquanto ferramenta administrativa que atua no auxílio ao alcance dos objetivos e metas, também estuda e demonstra as principais estratégias adotadas pela empresa diante do diagnóstico do ambiente interno e externo da organização. Para a realização dessa pesquisa foi necessário coletar de dados através de consulta a documentos internos do IEPAM, questionário enviado por e-mail e entrevistas realizadas com a Diretoria Administrativa durante as visitas in loco na unidade localizada em Belém-PA. Como resultado da pesquisa foi identificado a postura estratégica da empresa perante o mercado e foram apontados os principais fatores internos e externos que influenciam na criação de estratégias na empresa, bem como demonstra alguns fatores que devem ser observados para não comprometer os objetivos do planejamento estratégico da instituição.
Palavras Chave: Planejamento estratégico. Postura estratégica. Estratégia. IEPAM
1. INTRODUÇÃO
De acordo com a pesquisa da empresa de recrutamento ManpowerGroup divulgada em agosto de 2014, o Brasil tem hoje uma das maiores taxas de escassez de mão de obra qualificada do mundo. Atualmente a taxa de escassez de talentos no Brasil é de 63%, enquanto a média mundial é 36%.
1
Concluinte do curso de Bacharelado em Administração Geral.
Mestranda em Gestão Empresarial, Especialista em Gestão Empresarial – UNAMA, Graduada em Administração de Empresas, Habilitada em Comércio Exterior - UNAMA.
2
2
A pesquisa3 também aponta que o desprestigio no ensino