A dialética de Platão
O QUE É a dialética?
É um método dialógico que busca encontrar a verdade, intuindo ou percebendo as FORMAS IDEAIS.
É necessário que os envolvidos no diálogo estejam comprometidos nessa busca.
Apesar de dialógico, o conhecimento das FORMAS ocorre através de um processo de REMEMORAÇÃO individual.
O paradoxo do conhecimento
Ménon: - Como é possível encontrar uma coisa de que não sabes absolutamente nada? Na tua ignorância, que princípio tomarás para te guiar nesta investigação? E se encontrasses a virtude por acaso, como a reconhecerias, se nunca a conheceste?
Sócrates: - Compreendo, Ménon, o que queres dizer. Que magnífico argumento para uma discussão! Não é possível o homem buscar conhecimento sobre o que já sabe, nem o que não sabe, porque não necessita conhecer aquilo que sabe, e, quanto ao que não sabe, não podia procurá-lo, visto não saber sequer o que havia de procurar.
Ménon: - Não te parece bom esse raciocínio, Sócrates?
Sócrates: - Decerto que não.
Teoria da reminiscência Através do processo dialético de ascensão e descensão, a alma faz a mediação entre o mundo sensível e o mundo das Ideias. A alma percebe de forma direta o inteligível, ela é a parte divina do homem, que se verifica através da atividade da memória.
Teoria da reminiscência
“ao que for divino, imortal, inteligível, de uma só forma, indissolúvel, sempre no mesmo estado e semelhante a si próprio é com o que a alma se parece; e o contrário: ao corpo humano, mortal e ininteligível, multiforme, dissolúvel jamais igual a si mesmo”(...)
Dialética de Platão
Função: tomar posse do conceito essencial de cada coisa.
Método: através de perguntas e respostas, entendimento intersubjetivo.
Finalidade: proporcionar bem estar aos homens. Ao contrário da Retórica, que não se compromete com a verdade, com o bem e com a justiça.
O banquete
São esses