A descriminalização do uso das Drogas
O primeiro argumento a favor seria que com a liberação do uso das drogas, em pequena escala é claro ou seja, que fosse para seu próprio consumo, o aumento do movimento carcerário em nosso país diminuiria, pois não é segredo para ninguém que a maioria de nossos presos estão lá por motivos de trafico de drogas e nosso país esta com sérios problemas no sistema carcerário, e o aumento de presidiários não para. A resposta para isso seria construir outros presídios, mas é claro que não.
O segundo argumento a favor seria que o estado teria controle sobre a situação sem deixar de resaltar que ganharia tributos, afinal seria uma substancia legalizada.
O terceiro argumento a favor seria que com a legalização essas substancias poderiam ajudar no tratamento de alguns casos de doença como é o caso novamente da maconha, que em alguns países, doutores (médicos) indicam ela como um relaxante para fugir do estresse diário e realmente ela acaba sendo útil e fazendo com que o paciente se sinta melhor.
O primeiro argumento contra seria que com a legalização do uso das drogas geraria um aumento absurdo nas substancias vendidas, fazendo com que o numero de disputas entre traficantes pelo mercado da venda causaria outros problemas como o uso da violência fazendo com que pessoas inocentes paguem.
O segundo argumento contra seria que empresas se aproveitariam da situação e usariam a legalização como o incentivo de vendas de substancias ilícitas, procurando mídias para o seu meio de divulgação, assim como acontece com o cigarro atualmente.
O terceiro argumento contra é que o governo gastaria muito mais dinheiro com o tratamento de viciados (dependentes) pois o numero