A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O ASPECTO NEUROLÓGICO E O SOCIOINTERACIONISMO NESTE CONTEXTO
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: O ASPECTO NEUROLÓGICO E O
SOCIOINTERACIONISMO NESTE CONTEXTO.
Emanuella de Oliveira Borges1
RESUMO
No presente artigo apresento as implicações neurológicas da deficiência intelectual, antes denominada deficiência mental, a partir de uma breve revisão bibliográfica desta área de estudo, mas partindo de um enfoque psicopedagógico. Serão salientadas as discussões deste tema na área da psicologia histórico-cultural, tratando-se aqui especialmente da teoria sociointeracionista de Lev Vygotsky de desenvolvimento humano, tendo como primazia a relação intrínseca das interações sociais com as características que acometem as pessoas com deficiência intelectual, e objetivando a compreensão do cunho social na constituição do sujeito. Assim, ao tempo em que abordarei autores como Vygotsky e Luria, este artigo também tem por base o comparativo de dados de jovens e adultos com deficiência intelectual acolhidos em uma instituição pública de acolhimento, relacionando especificamente os relatos de hipoestimulação ambiental e carências múltiplas recorrentes em alguns casos.
Palavras-chave: deficiência intelectual. mediação. internalização. sociointeracionismo.
INTRODUÇÃO
Atualmente, no âmbito da perspectiva de inclusão, a questão da deficiência como um todo vem sendo discutida com frequência pela sociedade, e consequentemente a deficiência intelectual e suas formas e estratégias de atendimento, mas nem sempre foi assim. Em um passado não muito distante esses sujeitos eram segregados da sociedade, considerados anormais, não sendo atendidos de maneira igualitária, mas em ambientes e instituições específicas, inclusive no âmbito da educação especial.
Contudo, sabe-se que, apesar dos avanços na legislação e nas políticas públicas destinadas às pessoas com deficiência, podemos dizer que muitas instituições de atendimento ainda apresentam resquícios da forma histórica de segregação e pouca estimulação destinada a estes sujeitos.