trangenicos e clonagem
Os transgênicos são organismos que receberam um ou mais genes de outros seres vivos para apresentar novas características. Os genes contêm as informações que definem as características naturais dos organismos, como a cor dos olhos de uma pessoa ou o perfume de uma flor.
Ao receber um ou mais genes de outro organismo, um vegetal pode se tornar resistente a pragas ou mais nutritivo, por exemplo. É importante lembrar que os transgênicos são apenas uma das aplicações da biotecnologia, ciência que está contribuindo para melhorar a qualidade de vida em diversos aspectos.
A biotecnologia tem sido utilizada não apenas no desenvolvimento de plantas, como também animais e micro-organismos. Seus benefícios já podem ser observados em diversas áreas a exemplo da medicina, indústria farmacêutica, indústria de alimentos, indústria de higiene, agricultura e pecuária.
Esta ciência também ajuda o homem no desenvolvimento de alimentos mais seguros, saudáveis e nutritivos. Quase 100% dos alimentos processados e bebidas no Brasil contêm pelo menos um ingrediente derivado de soja ou milho, que podem ser transgênicos, ou mesmo de microrganismos geneticamente modificados.
Além de já reduzir as perdas na lavoura e desenvolver produtos mais nutritivos, a engenharia genética poderá diminuir a quantidade de substâncias indesejáveis nos alimentos, como as que naturalmente podem causar alergias. A transgenia já permite o desenvolvimento de alimentos como frutas e hortaliças que demoram mais para amadurecer, reduzindo perdas; plantas com valor nutricional enriquecido, a exemplo do arroz com mais vitaminas; plantas mais adaptadas às condições adversas do ambiente, como a seca.
Presença no nosso dia a dia
A engenharia genética permite agregar benefícios aos mais diversos alimentos que consumimos, por meio de bactérias,