RESENHA
A psicologia é uma ciência, o que significa a utilização de um certo método para estudar o seu objeto. Esse método científico procura superar as afirmações superficiais do senso comum, utilizando a observação atenta e controlada dos fenômenos psicológicos com o objetivo de chegar a conclusões gerais a respeito deles.
IMPORTÂNCIA: Colaboram para o entendimento dos processos biológicos e culturais.
O Professor que compreende o modo de agir e pensar da criança obterá uma melhor qualidade de trabalho. Atualmente a psicologia analisa o comportamento das pessoas e visa estabelecer um critério sistematizado para analisar os fenômenos humanos no cotidiano.
AS DIFERENTES LINHAS DE PENSAMENTO PSICOLÓGICO:
As primeiras correntes Psicológicas estavam centradas em definir métodos de estudos da personalidade humana e comprová-los empiricamente.
Funcionalismo: concepção naturalista de Charles Darwin a mente e a conduta humana são adaptativas. Não existe produção mental que não seja acompanhada de uma modificação corporal. Estuda como ocorre o funcionamento e a adaptação da mente dos indivíduos no meio em que se inserem. As pessoas apresentam comportamentos diferentes em relação aos estímulos que recebem - Consciência e sensações são mutáveis. Funcionamento dos processos mentais (modo de adaptação do homem)
Associacionismo: o comportamento do sujeito é modelado pelo ambiente e segue leis que o direcionam, existem 3 princípios:
1. LEI DO EFEITO – a aprendizagem se manterá ou não 2º as conseqüências que produz
2. LEI DO EXERCÍCIO – importância da prática para fortalecer o aprendizado
3. LEI DA DISPOSIÇÃO – se não existe disposição, não se produz comportamento
(Associação de idéias do simples para o complicado)
Estruturalismo: o objeto de estudo era a consciência mediante a introspecção e a auto-observação controlada. Através de processos mentais (sensação, sentimento e