AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS: NOVAS PERSPECTIVAS
Irma Iraci Marques da Silva*
Resumo: O artigo trata das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais, cujo estudo se baseou em teorias que abordam a aprendizagem na primeira fase escolar. Pretende-se conhecer as causas e as necessidades por que alguns alunos aprendem com extrema facilidade, enquanto outros apresentam muita dificuldade no ato da aprendizagem. O trabalho visa também identificar o papel do professor mediante as dificuldades dos alunos. Considera-se que o professor do ensino básico há que trabalhar novas práticas educacionais com o objetivo de um diagnóstico prévio em relação aos alunos com dificuldade. É primordial recorrer ás metodologias a partir de teorias estudadas, baseadas nos princípios de Piaget e Vygotsky. Ambos os autores apresentam conceitos diferentes, porém positivos, pois abordam a relevância do desenvolvimento cognitivo e social, em benéfico do aluno, nos anos iniciais escolares.
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem. Aprendizagem. Práticas educacionais.
Introdução
O presente artigo aborda a temática das dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais, como resultado de inúmeros apontamentos realizados no período de produção e pesquisa. O trabalho focou na aprendizagem infantil, visto que é um tema pouco discutido e que necessita de mais ênfase para que se obtenha uma atuação mais efetiva. Professores e profissionais da educação devem fazer o diagnóstico dos alunos com dificuldades de aprendizagem no início de sua vida escolar.
As dificuldades de aprendizagem ocorrem quando não se obtém resultados satisfatórios, Nesse caso, aprendizagem deve ser percebida como processo e produto inacabado por parte do aluno. Alunos com dificuldades, não assimilam os conhecimentos que lhes são apresentados.
Inicialmente, aponta-se essa temática, no intuito de ampliar conhecimentos referentes às dificuldades de aprendizagem nos anos