Dificuldade de Aprendizagem na Educação Especial
Por: Marilene Ferreira Lemes
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo a conclusão do curso de Pós-graduação em Educação Inclusiva, de caráter bibliográfico, que vise uma profunda meditação sobre a importância do lúdico no processo de socialização das crianças, assim como no processo ensino e aprendizagem, através dos jogos, dos brinquedos e das brincadeiras. Pois segundo o estudo do desenvolvimento humano deve-se considerar o sujeito como geneticamente social e estudar a criança contextualizada, nas relações com o meio, acreditando que é brincando que a criança constrói e reconstrói seus conhecimentos.
Tendo como tema central “O lúdico” na construção do processo de ensino e aprendizagem na educação especial, deve ser levado em consideração um trabalhado que aja o envolvimento de todos os professores, comunidade escola e familiares, pois são eles que têm como função promover a educação e inclusão destes educando, sabendo que isto não se limita a repassar informações ou mostrar apenas um caminho, mas sim ajudara a criança a tomar consciência de si mesma, dos outros e da sociedade na qual esta inserida.
Conseqüentemente, projeta-se nesta nova pratica de ensino, uma metodologia diferenciada daquelas já desenvolvidas até então, sem sucesso, tendo em mente que o lúdico na educação especial, possibilita uma melhora na construção interdisciplinar do processo ensino e aprendizagem, também no desenvolvimento dos educando alcançados através deste. Além disso, serão abordados em alguns capítulos certos elementos que caracterizam os diversos tipos de jogos, brinquedos, brincadeiras e espaços que estão sendo criados, como por exemplo, as brinquedotecas para facilitar em maior âmbito a aprendizagem das crianças.
Também será abordada a importância dos jogos na construção dos conceitos matemáticos, e para isto precisamos considerar as teorias citadas por estudiosos renomados como a opinião de diversos autores, como Vigotsky,