os problemas de aprendizagem
INTRODUÇÃO
Iniciamos o nosso trabalho, analisando a aprendizagem e sua relação com o desenvolvimento da criança. Vamos compreender os aspectos básicos desse processo, procurando perceber o quanto essa compreensão poderá ajudar-nos na nossa atuação como professora. O desenvolvimento da criança ocorre pela conjuntura e simultânea de vários fatores. Esses fatores dividem-se em dois grandes grupos: fatores biológicos e fatores ambientais. Os aspectos psicológicos (relacionados às emoções, à inteligência e ao comportamento) aparecem como resultado da interação destes dois tipos de fatores que se subdividem em: fatores biológicos: hereditários e congênitos e fatores ambientais: ambiente físico e meio social (família, comunidade).
Cada indivíduo se desenvolve a partir da união entre óvulo e o espermatozóide. A essa união damos o nome de concepção. O óvulo traz no seu núcleo a carga hereditária da mãe, sob a forma de genes. O gen é uma substância química que contém a carga hereditária; os tipos de genes e sua distribuição no núcleo determinam o que é transmitido de uma geração para a seguinte. É por isso que os fatores hereditários são também chamados de fatores genéticos. O mesmo ocorre com o espermatozóide, isto é, no seu núcleo está presente a carga hereditária do pai, sob a forma de genes. A união do óvulo com o espermatozóide dá origem à primeira célula do novo indivíduo. A carga genética (ou hereditária) desta célula foi formada a partir das cargas genéticas da mãe e do pai da criança, contidas respectivamente no óvulo e no espermatozóide.
A nova carga genética é diferente e única e vai determinar as características próprias do novo ser. A célula inicial vai se dividir e se desenvolver até que a criança esteja pronta para nascer. Depois do nascimento os fatores genéticos continuam a influenciar no desenvolvimento da criança, porém, a partir daí, começam a entrar em jogo também os fatores ambientais. 10
Os fatores