Problema de aprendizagem
Breve histórico da Psicopedagogia
De acordo com Bossa (2000, p.37) a Psicopedagogia surgiu na europa, mais precisamente na frança, em meados do século XIX, onde a Medicina, Psicologia e a Psicanálise, começaram a se preocupar com uma alternativa de intervenção nos problemas de aprendizagem e suas possíveis correções.
A corrente européia influenciou a iniciação psicopedagógica na Argentina, e a mesma influenciou a identidade da Psicopedagogia brasileira.
Em nosso país a Psicopedagogia surge aproximadamente nos anos 70, a partir da necessidade de atendimento a crianças com distúrbios na aprendizagem, consideradas inaptas dentro do sistema educacional convencional, porém, os cursos na área só começam a se multiplicarem na década de 90.
E hoje, percebemos que a demanda pelos cursos aumentou muito, pois a Psicopedagogia contribui para uma maior reflexão sobre o processo de aprendizagem e o desvio do mesmo.
Aprendizagem: O que é e como se processa na visão psicopedagógica
Para enveredarmos sobre o problema de aprendizagem, necessitamos primeiramente compreender o que é aprendizagem e como ela se processa no olhar psicopedagógico.
Há na literatura vários modos de conceituar aprendizagem, muitos autores preocupam em definir o tema na visão psicopedagógica.
Alicia Fernández (2001) relata que todo sujeito tem sua modalidade de aprendizagem e os seus meios para construir o próprio conhecimento, e isso significa uma maneira muito pessoal para se dirigir e construir o saber.
Já Piaget (1976) busca subsídios na linha cognitivista para desenvolver uma caracterização do processo de aprendizagem. Ele afirma que a aprendizagem é um processo necessariamente equilibrante, pois faz com que o sistema cognitivo busque novas formas de interpretar e compreender a realidade enquanto o aluno aprende.
A aprendizagem é um fruto da história de cada sujeito e das relações que ele consegue estabelecer com o